Como não pagar taxa na Ryanair? MasterCard pré-pago e alternativas.

Fevereiro 1, 2010

A Ryanair cobra uma taxa de pagamento (handling fee) de 5 euros por pessoa, por trajecto. Este valor é aplicado aos cartões de crédito Visa Electron, que até ao ano passado estavam isentos de valores extra no site da low cost irlandesa. Na verdade, a taxa é hoje aplicada à maioria dos tipos de cartões, com uma excepção que vamos discutir agora.

A única maneira para evitar pagar as taxas nas reservas Ryanair é utilizar um cartão Mastercard pré-pago. Vamos então ver quais são opções disponíveis para Portugal.

Cartão PRO da Caixa Geral de Depósitos

cartao pro mastercardO PRO é Mastercard pré-pago que serve para pagar viagens, compras na Internet e não só. Permite carregamentos de 5 até 2000 euros, anuidade de 7.50 euros para utilizadores de todas as idades. Permite o agendamento mensal (no dia 30 de cada mês) e o carregamento a partir da conta à ordem da CGD associada. Tem a validade de três anos e é renovado automaticamente.

Cartão LOL, também da CGD

cartão lol mastercardO LOL é um cartão Mastercard pré-pago para jovens e para as compras que fazem na Internet. É disponibilizado para quem tiver entre 15 e 25 anos. Tem carregamentos de 5 até 500 euros e anuidade de 3.euros. Como o cartão PRO, permite o agendamento mensal (no dia 30 de cada mês) e o carregamento do cartão a partir da conta à ordem da CGD associada. Tem a validade de três anos e é renovado automaticamente.

EntroPay Plastic

entropayEntroPay é um site que permite a criação de um Visa virtual e que facilita fazer transferências de dinheiro. Além disso, agora existe também um produto chamado EntroPay Plastic que é um cartão verdadeiro, recarregável e aderente ao circuito Mastercard, pelo que é perfeito para comprar bilhetes Ryanair ao preço mínimo. Pode ler as suas condições aqui. O EntroPay Plastic Card custa 7.49 euros e dispensa anuidades ou taxas extra. Após o registo no site EntroPay, o carregamento do cartão tem de ser feito em duas etapas:

1. Criar um cartão EntroPay Visa Virtual e carregá-lo, por exemplo com MBNet. Atenção: o EntroPay aplica uma taxa do 4.79% nesta primeira fase (o que ainda é pouco se comparado com a taxa de 5 euros por pessoa por trajecto que teríamos usando cartões não Mastercard pré-pagos);

2.Transferir fundos do EntroPay Visa Virtual para o EntroPay Plastic. O valor do depósito mínimo é de 15 euros, sendo o máximo 3750 euros.

Neteller

neteller O Neteller é outro cartão virtual que permite comprar bilhetes em Ryanair.com sem ter de pagar taxa adicional de 5 euros. Citando a experiência do JonPest no fórum, “para utilizar é necessário abrir uma conta e enviar uma cópia de documentos que comprovem a identidade e morada, como por exemplo, carta de condução.

De seguida, basta pedir o cartão Mastercard prepaid physical (existe um virtual mas não funciona na Ryanair). O cartão não tem qualquer custo e não é aplicada nenhuma taxa para compras efectuadas com o mesmo desde que seja na mesma moeda (euro disponível).

A única taxa aplicada é a de carregamento da conta (1.75% se for carregada com um cartão de crédito) mas também pode ser por transferência bancária internacional e nesse caso é grátis (a não ser que o vosso banco cobre alguma taxa) mas demora mais tempo, enquanto que com cartão de crédito é imediato.”

Observação: criar um cartão virtual Mastercard com MBNet (associado a um cartão físico Maestro) não funciona para evitar a taxa Ryanair. O tal cartão virtual seria um Mastercard e não um Mastercard pré-pago.

Fonte: http://lowcostportugal.net/

5 Respostas to “Como não pagar taxa na Ryanair? MasterCard pré-pago e alternativas.”

  1. Steve Says:

    Olá pessoal,

    Bom, eu sou um dos malucos do blog viajar por menos de nada. Apesar de o mestrado não me deixar tempo para grande coisa, as viagens sempre descontraem.
    A minha questão é a seguinte:;
    Tenho o cartão pré-pago pro da caixa e não consigo comprar com ele. No final diz sempre que houve um erro e ao pagar com o mesmo cartão, mas dizendo que é de credito já aceita.
    DIGAM QQ COISA.

    Um abraço

    Steve

    • ryanairpt Says:

      Com esse cartão não te sei ajudar, tou a usar o yocard do BES, que não se paga taxas, mas vai passar a pagar. Por isso ja estou a passar para o Neteller já que é +- a mesma coisa que o yocard

    • ryanair Says:

      não tem nada que saber, quando vais a introduzir o cvv do cartao e o numero do cartao, antes seleccionas o “prepaid mastercard” !

  2. Steve Says:

    Bom, isso fiz eu um montão de vezes mas não funciona. Aparece a mensagem de erro. Aliás acabei por utilizar o mesmo cartão como cartão de credito mas não me livrei das taxas.
    Refiro ainda que não tinha dinheiro suficiente e o cartão ficou negativo.
    Como isto é ilegal já apresentei queixa na CGD e o pedido de reembolso.
    O PRO não funciona como pre pago.

    • ryanairpt Says:

      Adere ao Neteller, pede o cartão pré-pago e tá feito, o pior é que demora bué de tempo a vir, mas pelo menos não se paga taxas.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: