Nederland Gastvrij

Setembro 11, 2009

Netherlands/Holland: Um pais a visitar, nem que seja só pelas pessoas.
Em relação aos povo Holandês, até agora de todos os países que visitei, considero os habitantes mais simpáticos e prestáveis, não consegui encontrar ninguém que não soubesse falar, nem que fosse umas palavras em Inglês, até velhotes de 70 e 80 anos sabem Inglês (o sistema de ensino lá funciona :P).
Em relação a maneira de ser, acho que são mais calmos do que nós, fiquei com a impressão que a vida por lá é mais calma, talvez fiquei com essa impressão por causa de haver muito mais pessoas a andar de bicicleta que de carro, uma total diferente realidade da nossa.
Os Holandeses deitam-se mais cedo do que os latinos, a meia noite normalmente já estão na cama e as 8, 9 máximo já se encontram acordados.
Pequeno almoço, é o típico “British Breakfast”, jantão as 18, algo que me custou um pouco a habituar. Em termos de comida não houve nada que encontra-se fora do normal, é tudo mais a base de fritos, slasichas, (Frikandel Special, Kroket, Frietje Met Mayonaise) … Basicamente se ficasse lá mais tempo, acho que não demorária muito a ter um ataque cardiaco:P.
As casas são quase todas iguais, algo um bocado confuso, especialmente se nos perdemos, algo que está sempre a me acontecer😛.
Em termos da bebida, das cervejas que experimentei não achei muita diferença em relação a nossa. Holandeses a beber, são uns fraquinhos, nem os imagino em Portugal, acho que não duravam muitas noites😀.
Em relação ao pais em si, é verdade, aquilo é mesmo tudo, mas mesmo tudo plano, de Eindhoven até Utrecht não encontrei nem que seja uma colina, é arrepiante só de ver (com o aquecimente global, não tarda muito a ficarem debaixo de água :P). E o que me contaram é que toda a Holande é assim, só existem umas colinazecas no sul.
A espécie feminina:D: Loiras e altas, basicamente “com tudo em cima” em termos visuais. Psicologicamente com a mente bastante aberta, sempre com um sorriso na cara normalmente certinhas, mas sempre com uma maluca no meio do grupo,…🙂.
Em relação a drogas, é mesmo o paraíso, o mais consumido é mesmo o ecstasy e canábis.
Visitei Utrech e Eindhoven e achei-as pequenas para as minhas expectativas, não há muito para ver, parece tudo igual, consegui ver as cidades em um dia para cada uma, nas calmas.
Em relação a transportes não teem metro mas estão muito bem servidos em termos de bus e comboios. As pessoas costumam viajar bastante por lá, baiscamente porque é um país ainda mais pequeno que o nosso e com vários países a volta.
Em relação ao preço das coisas, comparando com Portugal, são bastante mais caros, alguns produtos chegam a custar o dobro, mas também as pessoas lá ganham bastante, mesmo bastante bem, mas já não me recordo do valores, mas lembro-me que fiquei pasmado quando me disserem os típicos ordenados, dizem que pagam bastante bem aos enfermeiros, porque existe falta deles, por isso enfermeiros desempregados em Portugal, toca a emigrar para o pais da tulipas🙂.
Em relação a língua, ainda esforcei-me para aprender algumas palavras, mas achei bastante complicado. Em relação aos nomes das ruas, algumas mais vale passar a frente, porque tentar ler aquilo, é simplesmente para esquecer, só de me lembrar daqueles nomes me dá dores de cabeça😛.
Voltar lá outra vez faz parte dos meus planos, já que me falta visitar Roterdão (única cidade da Holanda com metro) e Amesterdão. Considero Eindhoven um excelente local para partir a descoberta de outros países, já que fica localizada perto da Bélgica e Norte da Alemanha, e com transportes bastante baratos para lá. Descontos nos transportes é para esquecer, mas se se encontrar um estudante Holandes, com uma técnica que aprendi fica a metade do preço😀.

O vinho do Porto fez o sucesso do costume

Lysanne (a couchsurf com quem fiquei). Foi simplesmente 5 estrelas, mais uma maluca que gosta de viajar e de cogumelos mágicos😛, mas não é muito virada para a bebida como todos os Holandeses que conheci (a nossa droga é “copos” e por lá é “outra”), …, acho que me conseguio meter na cabeça uma das próximas paragens para os próximos seis meses, …, Belfast,…
Se todo pessoal do couch for como a primeira experiência minha, acho que deixo definitivamente os hosteis para trás😀.

Voo da Ryanair Eindhoven — Porto:
Parece-me que participei no voo da Ryanair com que chegou o mais cedo de sempre do que o esperado, uns belos 48 minutos mais cedo. O comissário de bordo e copiloto eram Portugueses e pelo sotaque vio-se logo que eram da região norte, foram uma comédia durante todo o voo, o pessoal todos fartou-se de rir na viagem, até no ar os Tugas dominão, até gozavam com a companhia que representavão, foram do melhor que já vi. Nunca me voo esquecer do comissário a tratar as hospedeiras por fofinhas pelo micro, jasssusss😛.

Acabou esta e já começa outra em 7 dias Barcelona, cá vou eu.

P.s: O vinho do Porto fez o sucesso do costume.

3 Respostas to “Nederland Gastvrij”

  1. Marco Says:

    Muito bom!!!! Temos que fazer mais umas viagens!

  2. Gil & António Says:

    Yess! Até que em fim que encontramos uns bacanos a fazer o mesmo que nós aproveitando as borlas da Ryanair. Pessoal, escrevam para cmcbrava@hotmail.com para falarmos e começarmos a viajar juntos. Temos o mesmo espírito de descobridores, já estivemos em Londres, Bratislava, Zadar e em Novembro vamos para Eindhoven. Ficamos a aguardar que nos contactem para tramarmos umas voltas na Ryan. Um abraço e Portem-se mal mas com nível.

  3. Walker Says:

    Lá irei no fim do mês, mas vou até Amesterdão.
    Espero que seja tão bem recebido como vocês foram…

    Aquele abraço
    Walker


Deixe uma Resposta

