Nederland Gastvrij

Setembro 11, 2009

Netherlands/Holland: Um pais a visitar, nem que seja só pelas pessoas.
Em relação aos povo Holandês, até agora de todos os países que visitei, considero os habitantes mais simpáticos e prestáveis, não consegui encontrar ninguém que não soubesse falar, nem que fosse umas palavras em Inglês, até velhotes de 70 e 80 anos sabem Inglês (o sistema de ensino lá funciona :P).
Em relação a maneira de ser, acho que são mais calmos do que nós, fiquei com a impressão que a vida por lá é mais calma, talvez fiquei com essa impressão por causa de haver muito mais pessoas a andar de bicicleta que de carro, uma total diferente realidade da nossa.
Os Holandeses deitam-se mais cedo do que os latinos, a meia noite normalmente já estão na cama e as 8, 9 máximo já se encontram acordados.
Pequeno almoço, é o típico “British Breakfast”, jantão as 18, algo que me custou um pouco a habituar. Em termos de comida não houve nada que encontra-se fora do normal, é tudo mais a base de fritos, slasichas, (Frikandel Special, Kroket, Frietje Met Mayonaise) … Basicamente se ficasse lá mais tempo, acho que não demorária muito a ter um ataque cardiaco:P.
As casas são quase todas iguais, algo um bocado confuso, especialmente se nos perdemos, algo que está sempre a me acontecer😛.
Em termos da bebida, das cervejas que experimentei não achei muita diferença em relação a nossa. Holandeses a beber, são uns fraquinhos, nem os imagino em Portugal, acho que não duravam muitas noites😀.
Em relação ao pais em si, é verdade, aquilo é mesmo tudo, mas mesmo tudo plano, de Eindhoven até Utrecht não encontrei nem que seja uma colina, é arrepiante só de ver (com o aquecimente global, não tarda muito a ficarem debaixo de água :P). E o que me contaram é que toda a Holande é assim, só existem umas colinazecas no sul.
A espécie feminina:D: Loiras e altas, basicamente “com tudo em cima” em termos visuais. Psicologicamente com a mente bastante aberta, sempre com um sorriso na cara normalmente certinhas, mas sempre com uma maluca no meio do grupo,…🙂.
Em relação a drogas, é mesmo o paraíso, o mais consumido é mesmo o ecstasy e canábis.
Visitei Utrech e Eindhoven e achei-as pequenas para as minhas expectativas, não há muito para ver, parece tudo igual, consegui ver as cidades em um dia para cada uma, nas calmas.
Em relação a transportes não teem metro mas estão muito bem servidos em termos de bus e comboios. As pessoas costumam viajar bastante por lá, baiscamente porque é um país ainda mais pequeno que o nosso e com vários países a volta.
Em relação ao preço das coisas, comparando com Portugal, são bastante mais caros, alguns produtos chegam a custar o dobro, mas também as pessoas lá ganham bastante, mesmo bastante bem, mas já não me recordo do valores, mas lembro-me que fiquei pasmado quando me disserem os típicos ordenados, dizem que pagam bastante bem aos enfermeiros, porque existe falta deles, por isso enfermeiros desempregados em Portugal, toca a emigrar para o pais da tulipas🙂.
Em relação a língua, ainda esforcei-me para aprender algumas palavras, mas achei bastante complicado. Em relação aos nomes das ruas, algumas mais vale passar a frente, porque tentar ler aquilo, é simplesmente para esquecer, só de me lembrar daqueles nomes me dá dores de cabeça😛.
Voltar lá outra vez faz parte dos meus planos, já que me falta visitar Roterdão (única cidade da Holanda com metro) e Amesterdão. Considero Eindhoven um excelente local para partir a descoberta de outros países, já que fica localizada perto da Bélgica e Norte da Alemanha, e com transportes bastante baratos para lá. Descontos nos transportes é para esquecer, mas se se encontrar um estudante Holandes, com uma técnica que aprendi fica a metade do preço😀.

O vinho do Porto fez o sucesso do costume

Lysanne (a couchsurf com quem fiquei). Foi simplesmente 5 estrelas, mais uma maluca que gosta de viajar e de cogumelos mágicos😛, mas não é muito virada para a bebida como todos os Holandeses que conheci (a nossa droga é “copos” e por lá é “outra”), …, acho que me conseguio meter na cabeça uma das próximas paragens para os próximos seis meses, …, Belfast,…
Se todo pessoal do couch for como a primeira experiência minha, acho que deixo definitivamente os hosteis para trás😀.

Voo da Ryanair Eindhoven — Porto:
Parece-me que participei no voo da Ryanair com que chegou o mais cedo de sempre do que o esperado, uns belos 48 minutos mais cedo. O comissário de bordo e copiloto eram Portugueses e pelo sotaque vio-se logo que eram da região norte, foram uma comédia durante todo o voo, o pessoal todos fartou-se de rir na viagem, até no ar os Tugas dominão, até gozavam com a companhia que representavão, foram do melhor que já vi. Nunca me voo esquecer do comissário a tratar as hospedeiras por fofinhas pelo micro, jasssusss😛.

Acabou esta e já começa outra em 7 dias Barcelona, cá vou eu.

P.s: O vinho do Porto fez o sucesso do costume.

3 Respostas to “Nederland Gastvrij”

  1. Marco Says:

    Muito bom!!!! Temos que fazer mais umas viagens!

  2. Gil & António Says:

    Yess! Até que em fim que encontramos uns bacanos a fazer o mesmo que nós aproveitando as borlas da Ryanair. Pessoal, escrevam para cmcbrava@hotmail.com para falarmos e começarmos a viajar juntos. Temos o mesmo espírito de descobridores, já estivemos em Londres, Bratislava, Zadar e em Novembro vamos para Eindhoven. Ficamos a aguardar que nos contactem para tramarmos umas voltas na Ryan. Um abraço e Portem-se mal mas com nível.

  3. Walker Says:

    Lá irei no fim do mês, mas vou até Amesterdão.
    Espero que seja tão bem recebido como vocês foram…

    Aquele abraço
    Walker


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: